Centro Terra Viva reforça a Capacidade dos Monitores da Pesca Artesanal e de Subsistência na Ilha da Inhaca
- mandevane
- 14 de out.
- 2 min de leitura
O Centro Terra Viva (CTV) realizou recentemente, na Ilha da Inhaca, uma reciclagem de Monitores da Pesca Artesanal e de Subsistência, no âmbito do projeto “Adaptação baseada em ecossistemas às mudanças climáticas na Área de Proteção Ambiental de Maputo (AMPA): Conservação e construção de resiliência”, financiado pela Peace Parks Foundation (PPF)- Blue Action Fund (BAF).
O treinamento ministrado pelos técnicos do CTV em colaboração com o Parque Nacional de Maputo (PNAM) tem como principal objectivo fortalecer as capacidades locais de recolha e análise de dados de pesca, promovendo a gestão participativa dos recursos marinhos e costeiros e incentivando práticas que contribuam para a sustentabilidade e resiliência das comunidades costeiras face às mudanças climáticas. A actividade que beneficiou monitores das comunidades da Ilha da Inhaca, Santa Maria e Mabuluco teve uma componente teórica e outra prática, tendo a última, sido estrategicamente realizada durante a viragem da maré para a viva, aproveitando as condições ideais para o desenvolvimento de acções concretas.
A iniciativa decorre num contexto de impactos visíveis das mudanças climáticas e crescente pressão sobre os recursos marinhos e costeiros, onde a sobrepesca e a exploração excessiva dos ecossistemas representam pressões adicionais que agravam o cenário. Estes factores reduzem a resiliência dos ecossistemas, tornando-os menos capazes de se recuperar de eventos climáticos extremos; comprometem a segurança alimentar das comunidades costeiras e afectam o equilíbrio ecológico, deixando os ecossistemas mais vulneráveis ao aquecimento e à acidificação dos oceanos.
Durante os quatro dias de capacitação, os participantes reforçaram os seus conhecimentos sobre técnicas de monitoria das pescas artesanais, com enfoque na identificação de espécies de peixes capturadas e na recolha sistemática de dados que permitem elaborar um relatório anual, avaliar a produtividade entre locais, períodos ou tipos de artes de pesca, detectar variações na abundância dos recursos ao longo do tempo, apoiar a tomada de decisões sobre a gestão e estimar a sustentabilidade das pescarias artesanais.
O projeto, implementado no PNAM e zonas adjacentes, da Área de Proteção Ambiental de Maputo (PNAM), contribui para o fortalecimento da conservação baseada nos ecossistemas e para a integração das comunidades locais na gestão das áreas protegidas. A capacitação demonstra o compromisso contínuo do CTV e dos parceiros em promover uma pesca sustentável e fortalecer o papel das comunidades como guardiãs dos ecossistemas costeiros.








Comentários