top of page

MENU

Clima de Mudança evidencia o seu contributo positivo para a acção climática nacional

  • mandevane
  • há 2 horas
  • 2 min de leitura

Realizou-se na última quinta-feira, em Maputo, a sessão de apresentação dos resultados do projeto “Clima de Mudança”, uma iniciativa implementada por um consórcio de organizações moçambicanas e italianas, com o objectivo de fortalecer a resiliência comunitária e institucional face às mudanças climáticas. O encontro reuniu implementadores, parceiros de financiamento, autoridades públicas, representantes da sociedade civil, da academia e de Organizações Comunitárias de Base (OCB’s), num espaço de partilha de experiências e reflexão sobre os principais avanços alcançados.


Um dos resultados que mereceu destaque, tem a ver com as interações com cerca de 116 autoridades públicas nos domínios da gestão de terras e de recursos naturais, e a integração da temática das mudanças climáticas em processos de planificação local, e de harmonização de políticas e instituições. As acções incluíram capacitações e seminários técnicos realizados a nível provincial e central, com o reconhecimento do papel dos Serviços Provinciais do Ambiente e do Gabinete do Secretário de Estado da Província de Maputo na harmonização de interesses e elaboração de estratégias de seguimento que se estenderam aos distritos de Matutuíne e Moamba.

Ao nível do engajamento dos cerca de vinte mil jovens em todo o pais, foi sublinhada a capacitação de jovens influenciadores, para multiplicarem mensagens ambientais e ainda promoverem eventos públicos, campanhas de limpeza e sessões de educação ambiental e a criação de mini-rangers com apoio do Parque Nacional de Maputo.

Um dos momentos que também mereceu atenção foi a intervenção do Director da Faculdade de Agronomia e engenharia Florestal, Doutor Luis Artur, que facilitou temas sobre as mudanças climáticas, tanto durante as interações com as autoridades publicas, como na conferencia nacional sobre a gestão de recursos naturais, no contexto das mudanças climáticas. O especialista trouxe informação preciosa sobre o tipo de iniciativas com as quais o pais conta, as estratégias em curso, os seus desafios que incluem as necessidades tanto técnicas como financeiras. A conferencia nacional por exemplo que reuniu especialistas e profissionais de várias áreas incluindo Assembleia da República, entendeu que há necessidade de envolver o nível dos distritos e comunitários na elaboração e implementação dos Planos Locais de Adaptação (PLA’s), assim como o seu financiamento.

Houve ainda depoimentos e testemunhos dos representantes dos sete beneficiários das iniciativas do projecto, incluindo os financiadores, bem assim os estudos de caso realizados em cada uma das quatro províncias de implementação, alguns dos quais as autoridades públicas irão considerar para novos planos de desenvolvimento quer na área de pesca, de florestas, de gestão de pescarias até do ambiente e dos desastres.

 

Comentários


bottom of page