Iniciou no dia 08 de Agosto do corrente ano, uma visita, de cinco dias, de monitoria dos parceiros do programa Direitos de Uso da Terra, à Província de Nampula para avaliar os progressos das actividades realizadas pelos parceiros, de modo a consolidar a sua actuação para reforçar cada vez mais os impactos do programa, bem como as sinergias e complementaridade entre as componentes.
O programa apoiado pela Embaixada da Suiça, tem como objectivo promover um desenvolvimento sócio-económico equitativo e responsável, de uma forma sensível aos conflitos, através do uso da terra e do acesso aos benefícios resultantes da exploração dos recursos naturais para as comunidades rurais, com respeito aos aspectos de género.
Esta fase do programa, abrange cinco parceiros, nomeadamente: (i) Centro de Aprendizagem e Capacitação da Sociedade Civil (CESC); (ii) Centro Terra Viva – CTV; (iii) Observatório do Meio Rural; (iv) Centro de Formação Jurídica e Judiciária; e (iv) Comissão da Revisão da Política Nacional de Terras.
Esta visita, irá compreender uma deslocação aos distritos de Moma e Angoche, onde serão apresentados os progressos, resultados, lições e impacto do programa a nível local.
Com esta visita, espera-se igualmente que os parceiros deste programa reforcem as suas intervenções e que o programa continue tendo como pontos fortes, as sinergias e complementaridades que permitam consolidar uma actuação coordenada e articulada na promoção e garantia dos direitos da terra e dos recursos naturais.
Comentarios