top of page

MENU

CTV apoia Associações Comunitárias em elaboração e gestão de projectos


Representantes do Conselho Comunitário de Pesca de Machangulo foram capacitados pelo Centro Terra Viva, na Cidade de Maputo, na última semana, em matérias de gestão financeira numa acção que tem por objectivo munir-lhes de todas as ferramentas necessárias para contribuírem para o maneio sustentável de recursos naturais naquela região do país.




Durante o treinamento, foram abordadas matérias de finanças, incluindo requisição de fundos para obtenção de equipamentos ou serviços que possam permitir o alcance dos objectivos daquela organização. Com efeito, vai se introduzir o cultivo de mexilhão com objectivo de apoiar no desenvolvimento de fontes de renda alternativas, num propósito financiado pelo BIOPAMA.


Enquanto isso, o CTV apoiou quatro associações da província de Inhambane na identificação, redação de projectos, seguida de angariação de fundos junto dos parceiros de financiamento para os propósitos ora desenvolvidos. Trata-se de Associação Comunitária de Muhate, Associação para o Desenvolvimento de Mussacate e ainda Associação para promoção do uso sustentável dos recursos naturais de Macomane, todas elas baseadas no Distrito de Zavala. As iniciativas ora em implementação, pelos três intervenientes, apostam na gestão de recursos naturais locais para a produção da tilápia (Mussacate), sensibilização e divulgação de informação na comunidade para o uso sustentável dos recursos (Muhate) e produção de sal (Macomane).


Entretanto, no Distrito de Inharrime, uma associação agropecuária nomeadamente, Associação 3 de Fevevereiro de Ocuana teve suporte similar, com a intenção de melhorar suas infraestruturas de processamento de mandioca para produção tapioca e outros derivados, numa extensão de 4 hectares de terra, propondo-se para produzir em toda área, com projeccões de sair de 250kg semanais para 1 tonelada por semana.

As associações em causa estão foram financiados pela Tindzila – Caminhos Sustentáveis, num montante avaliado em 1.779 867,00 MZN.

Comentários


bottom of page