top of page

MENU

Centro Terra Viva avalia a situação da pesca artesanal no Parque Nacional de Maputo



O Centro Terra Viva realizou, recentemente, uma sessão de levantamento de dados que possam permitir uma avaliação da situação da pesca artesanal e colectores de invertebrado, artes de pesca, entre outra informação. A acção teve lugar na localidade da Santa Maria e Mabuluku do Distrito de Matutuine na Província de Maputo. Os principais locais para a recolha de informação são os Centros Comunitários de Pesca (CCP’s), agremiação que congrega pescadores artesanais e tem se beneficiado de apoio técnico do CTV para a realização de actividades de monitoria nesta área.


Os dados obtidos são de extrema importância para a monitoria da pesca artesanal e de subsistência e constituem um bom apoio na gestão das pescarias, visto que em todos centros persistem desafios da inexistência de listas actualizadas de pescadores, colectores e de embarcações que operaram nas áreas em questão.


Uachilo Maphanga, um dos membros do CCP afirmou que "actualmente, os pescadores artesanais da Santa Maria e outros cantos daquele distrito e do país em geral estão agrupados em Conselho Comunitário de Pescas e não possui registos sobre o número de embarcações e os devidos proprietários em cada centro de pesca, porém, o mesmo pode adiantar que no total, existem 51 barcos registrados".


De salientar que a visita aos centros insere-se no projecto de Gestão de recursos naturais, particularmente costeiros e marinhos, financiado pelo BIOPAMA e União Europeia com o objectivo de reforçar os Conselhos Comunitários de Pescas, contribuindo com os instrumentos e incentivos necessários (desenvolvimento de capacidades, partilha de conhecimentos, instrumentos de aplicação, monitoria de recursos e iniciativas de subsistência) para desenvolver e implementar medidas prioritárias adaptativas para prevenir o declínio da pesca artesanal de subsistência na costa noroeste do Parque Nacional de Maputo, especificamente na Ilha da Inhaca e na Península de Machangulo.


O relatório da pesca artesanal lançado pelo CTV no ano de 2022 indicava que a monitoria da actividade pesqueira apresenta uma diminuição acentuada e recomendava para a necessidade da realização de um levantamento cuidadoso sobre o número de pescadores e colectores, incluindo as unidades de pesca existentes aos centros de pesca da Península de Machangulo e Ilha da Inhaca.

bottom of page