As comunidades de Mucorococho e Xirassicua distrito de Nhamatanda, província de Sofala, dizem estarem satisfeitas com a divulgação de legislação sobre terra e outros recursos naturais. O sentimento foi manifestado no âmbito da implementação das actividades do projecto LAND-at-scale intitulado “Aumentando a Escala da Alfabetização Jurídica Comunitária, Certificação dos Direitos da Terra e Resiliência Climática em Moçambique” financiado pela Agência Empresarial dos Países Baixos (Governo Holandês)
Os presentes no local enalteceram a iniciativa tendo dito que constitui mais-valia, uma vez que no distrito há exploração florestal, e com os temas ministrados superarão os desafios que tem encarrado.
Refira-se que, os diálogos em curso visam promover reflexões a nível comunitário sobre questões ligadas a gestão da terra e recursos naturais, de modo a criar-se uma cultura de debate e gestão de conhecimento a nível local que suportem os processos de tomada de decisão e contribuam para uma forte governação descentralizada.
Com esta iniciativa foram beneficiados os membros dos Conselhos Consultivos e equipa de apoio, líderes comunitários e membros das comunidades (homens e mulheres), organizações da sociedade civil que intervém no local.
Vale lembra que o projecto acima mencionado esta sendo implementado pelo Centro Terra Viva em 33 distritos das 10 províncias do nosso país.
Комментарии