O Centro Terra Viva participou no intercâmbio do programa LAND-At-Scale (LAS) que decorreu de 09 a 13 de Junho, na Cidade de Kampala, capital de Uganda, com objectivo de trocar experiências com diversos parceiros internacionais com vista a melhorar as estratégias de implementação nos seus países.
Fizeram parte deste evento instituições implementadoras, assessores de programa e responsáveis pela Gestão do conhecimento do LAS de 12 países ao nível do Globo incluindo Moçambique, onde a iniciativa é conduzida pelo Centro Terra Viva em 33 distritos, nas 10 províncias do país.
No intercâmbio que se realizou sob o lema “Parcerias para mudanças sustentáveis”, analisou também o actual estágio dos diferentes projectos e perspectivou uma segunda fase do programa. Este foi o terceiro intercâmbio a ter lugar, e ainda o primeiro a se realizar fora da Holanda, país cujo governo financia o programa através da sua Agência Empresarial.
A este intercâmbio seguiu-se a “semana de aprendizagem”, evento organizado pela Coligação Internacional de Terras, ILC na sigla em inglês, realizado sob o lema “Promovendo parcerias bem sucedidas entre o governo e a Sociedade Civil no sector de terras”, que dentre vários objectivos previa envolver os participantes numa semana de co-aprendizagem, partilha de capacidades para trocar conhecimentos, experiências sobre as melhores práticas, desafios e estratégias aprendidas em intervenções de governação de terra.
O evento teve o ponto mais alto na sua abertura, realizada pelo Vice-presidente da República do Uganda, S. Excia Jéssica Alupo, que deu boas-vindas a todos participantes vindo de vários pontos do globo representando mais de 35 países. O governo anfitrião participou ao mais alto nível com as presenças da primeira-ministra, S. Excia Robinah Nabbanja e Ministra da Terra, Habitação e Desenvolvimento Urbano, S. Excia Judith Nabakooba.
Para o CTV, que fez-se apresentar no intercâmbio pela Diretoria Executiva, Samanta Remane e pelo coordenador do projecto, Borges Chivambo, é muito importante colher experiências e partilhar as nossas lições na implementação do projecto na pérola do índico por forma a melhorar. O CTV tem participado activamente nestes meios de discussão sobre aspectos sobre a terra, mudanças climáticas, tendo apresentado numa das sessões o tema “Collaborative climate smart land use planning” junto com representantes da Colômbia, Uganda e Quirguistão. Ainda, participou em Novembro do ano passado (2023) na conferência sobre política de terra em África, CLPA na sigla em inglês que teve lugar em Addis Ababa, na Etiópia, e no mês de Maio do corrente ano, na Conferência do Banco Mundial sobre Terra.
コメント