O Centro Terra Viva (CTV) iniciou esta semana o treinamento para o cultivo de mexilhão no Posto Administrativo de Machangulo, comunidade de Mabuluco, Distrito de Matutuine, na Província de Maputo. A capacitacao pratica consistiu na produção de saquetas para o sustento do mexilhão e pesos que vão fixar as longlines (linhas longas) com a comunidade de Mabuluco e vai beneficiar um total de 13 pessoas. Os passos subsequentes serão a montangem do sistema de cultivo no local (mar) e povoamento das saquetas.
A referida actividade está inserida no projecto de Gestão de Recursos Naturais pelos Conselhos Comunitários de Pesca, em implementação desde 2023 e tem por objectivo melhorar a resiliência dos ecossistemas e os meios de subsistência das comunidades da zona tampão no Parque Nacional de Maputo (PNAM), promovendo iniciativas de geração de renda alternativas à actividade pesqueira, e então, a gestão de recursos naturais pelas Organizações Comunitárias de Base (OCBs).
A iniciativa visa o desenvolvimento de alternativas de renda local para produção de mexilhão em apoio aos CCP’s de Mabuluco, zona tampão do Parque Nacional de Maputo. E é conduzida pelo CTV, em coordenação com a Associação do Meio Ambiente (AMA), e o Programa de Gestão da Biodiversidade e Áreas Protegidas (BIOPAMA).
O projecto de Gestão de Recursos Naturais pelos Conselhos Comunitários de Pesca (CCP’s) é financiado pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) com fundos da União Europeia (IUCN) através do Programa de Gestão da Biodiversidade e Áreas Protegidas (BIOPAMA). Importa referir que a actividade já iniciou na comunidade de Santa Maria que se localiza no mesmo distrito, e por orientação do PNAM a mesma se estende para Mabuluco.
Opmerkingen