Notícias

CTV apoia comunidades de Massingir e Chicualacuala em Gaza na prevenção da COVID 19

O CTV apoiou com novecentos (900) metros de tecido de algodão e outros trezentos e vinte (320) de entretela à dezasseis comunidades do Distrito de Massingir e duas no de Chicualacuala, em Gaza, para a produção local de máscaras faciais de protecção contra a COVID 19.

A doação ocorreu em meados de Maio de 2020 e incluía linha, tesouras, agulhas de costura e elásticos, além de baldes equipados com torneiras para a conservação da água, sabão e hipocloreto de sódio, vulgo javel, para serem usados na higienização das mãos.

Até a segunda semana de Junho, sete comunidades beneficiárias do apoio do CTV no Distrito de Massingir haviam produzido e distribuído, gratuitamente, pela população um total de duas mil seiscentas e noventa e seis (2.696) máscaras faciais para a prevenção da Covid 19.

Na alocação do material para a produção de máscaras e de higienização das mãos a prioridade foi dada às comunidades afectadas pelo processo de reassentamento do Parque Nacional do Limpopo (PNL), nos dois Distritos, entre reassentadas, em vias de serem reassentadas e as hospedeiras, com as quais o CTV vem trabalhando na salvaguarda dos seus direitos, no âmbito desta medida.

O povoado de Cubo, localizado fora da zona tampão do PNL, em Massingir, foi contemplado por ser um dos primeiros a beneficiar da assistencia jurídica do CTV, a nível daquele Distrito.

A intervenção da instituição foi antecedida por um levantamento das necessidades daquelas comunidades, em termos de material para a prevenção da pandemia do novo coronavírus, feito através dos respectivos líderes comunitários e chefes dos postos administrativos de que fazem parte.

Nesta missão o CTV contou com o apoio do Governo distrital de Massingir e a colaboração do Comité Ecuménico para o Desenvolvimento Social (CEDES), um dos parceiros locais do CTV naquele ponto da província de Gaza. Os resultados e impactos desta iniciativa nos dois Distritos serão conhecidos em finais de Junho do corrente ano.


Notícia Por:

Voltar